sábado, 31 de julho de 2010

A verdade


Imagem by Diana Leal



Acredito na verdade, a minha, a sua, a nossa, a de todos nós.

A verdade impregnada de sinceridade, honestidade, a mais plena, aquela que nos encara no espelho todas as manhãs, a que se aconchega junto no travesseiro, aquela que grita dentro do peito e quase nos sufoca quando não consegue se fazer notar.

A verdade sempre, ainda que doída, dolorida, amarga, porque uma mentira, ainda que doce, só consegue semear tristeza pelo caminho...


By Giu



"A verdade não mora no que se diz, mas no como ele é dito.
Ela não está na letra; está na música."

(Rubem Alves)



sexta-feira, 30 de julho de 2010

O amor é um jogo?


Imagem by Internet


O amor é um jogo? Existem vencidos ou vencedores? Tanto faz...? Não, o amor não é um jogo, não pode e não deve ser um jogo, porque jogos precisam de táticas, estratégias, artimanhas, astúcia, e no amor basta que sejamos nós mesmos, com todas as nossas virtudes e defeitos, apenas humanos.

Mesmo assim, ouso falar do amor usando vencidos e vencedores porque o que os distingue não é a vitória ou a derrota, mas sim a maneira com que cada um relaciona-se com o mundo, inclusive com o amor.

Para o vencido, o amor é "tanto faz", gosta da busca e quando encontra, prefere não levar. Para o vencedor essencial é a vitória do amor sobre todo o resto, pois adora encontrar o que tanto busca e aproveita o tesouro encontrado, vive o amor.

O vencido fica esperando a volta do amor, inclusive aquele que ele sabe que não voltará, porque ele gosta de dúvidas, incertezas, medos que só ele percebe porque os cria com tanta dedicação que se tornam reais. O vencedor não espera, ele vai, segue, quer o amor, luta pelo amor.

O amor não pode ser um jogo de poder e dominação porque só floresce onde existe o ser verdadeiro, sem disfarces, máscaras ou cartas na manga. O amor é arte para poucos!

Enquanto o vencido diz "Ah!" e o vencedor "Há!", encantamento, encontro, entrega, vontade de amar e ser amado.

by Giu



"O real da beleza não está na saída nem na chegada,ela se dispõe para a gente é no meio da travessia."

(Guimarães Rosa)





quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sou...


Imagem by Paulo S.




Sou uma tigresa,
seduzo e me entrego totalmente ao homem que eu amo.

Sou uma leoa,
enfrento dificuldades e topo qualquer parada.

Sou uma gata,
faço dengo e quero colo.

Sou uma mulher,
apaixonada.


by Giu




quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tem pintas...


Imagem by Internet




Tem pintas que pintam, outras que marcam...


by Giu



Sem palavras...!!! Só vontade de Legião...


PAIS E FILHOS

"É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Pra pensar
Na verdade não há..."



terça-feira, 27 de julho de 2010

Apesar de...


Imagem by Nádia Maria



Eu me faço encanto, enquanto quero abraço.
Eu me faço em pranto, enquanto quero riso.
Eu me faço forte, enquanto quero colo.

(E mesmo assim o sol brilha no horizonte todas as manhãs)

By Giu



segunda-feira, 26 de julho de 2010

O AMOR DÓI SIM, GIU



Imagem by Helena Rafa



Texto da minha leitora assídua, Alzira Saleh, que agora é colaboradora do Blog do Camaleão.

Alzira, obrigada pelo seu carinho. Namastê...


"Sim, o amor dói, dói na carne e não existe remédio que faça esta dor passar. A não ser outro amor.

Quando digo na carne, estou falando do nosso corpo mesmo, pele, músculos, quem já vivenciou isso sabe do que estou falando. Talvez a pior das dores, pois o único alívio está dentro da sua cabeça e é muito complicado se desligar de quem ama, se fosse fácil com certeza não seríamos seres movidos a sentimento, e sim certos objetos que se relacionam e vivem um tempo com uma pessoa e outro tempo com outra, mas não, o sentimento vem, te envolve, te embriaga, e literalmente te deixa cego, o feio é lindo, o pobre é trabalhador, o gordo é fofinho, o magro é gostoso e assim se vão mil desculpas pelo AMAR, pelo AMOR.

Minha querida Giu, o amor dói sim querida, e compartilho com você desta dor.

Mas ainda creio que o AMOR é a única dor que nos traz benefícios, sofremos, choramos, nos desgastamos, achamos que vamos morrer e que homem igual a este nunca mais vamos ter.

Aí, temos que lembrar que dentro de cada uma de nós existe uma guerreira, uma fênix, e quando estivermos no fundo, achando que é o fim, é hora de renascer, mais linda, mais madura, mais confiante, mais segura e muito mais cheia de amor, para o próximo que esta alí, na nossa fila, nos esperando, sim, na fila, porque mulheres como nós temos nosso valor, podemos assustar pela dita "popularidade", "independência" e outros quesitos, mas sabemos, que entre beijos, emaranhados de pernas, abraços, carinhos e afagos como deixamos um homem louco.

Se estamos sozinhas? Por opção e você sabe do que estou falando, algumas batalhas, não valem a pena, então melhor dormir com o inimigo longe do seu exército.

Bjos querida, o amor dói sim."


by Alzira Saleh



Por que não?


Imagem by Internet





Lua cheia.
Sei que é loucura,
Mas me perco completamente
No prazer dessa desorientação.

(Por que não?)


by Giu




ENTREOLHARES (Ana Carolina)

"Se ficar assim me olhando
Me querendo, procurando
Não sei não! Eu vou me
Apaixonar..."


domingo, 25 de julho de 2010

Prazer em sofrer...



Imagem by Vânia Viana



O prazer de sofrer é algo que não consigo entender, nem que eu viva mil anos, ainda assim não entenderei. Não que eu não sofra, nunca sofri, porque sofrer faz parte da vida, faz parte do viver, mas sentir prazer nisso, acho loucura demais.

Quando me deparo com alguém que faz da dor prazer, sinto certa curiosidade, vontade de entender, o que leva algumas pessoas a sentir orgulho da própria dor e alimentá-la, com mãos cuidadosas, ferindo-se profundamente nos seus espinhos.

A sensação que tenho, é que essa dor é o que mantém à tona, algo que precisa existir para sentir-se vivo, ainda que em sofrimento, porque essa dor, ainda que arrebente com o cotidiano, torna-se algo sublime, passa a fazer parte da vida.

Será que o prazer de sofrer simplifica a existência? Porque só existe uma dor imensa, que ocupa todos os espaços e assim a vida não fica mais chata, cheia de tédios, porque ganha um objetivo claro, sofrer, sofrer e sofrer. Será?

Sob esse prisma, a dor torna-se maior e melhor que o amor. Pra viver o amor é preciso coragem, porque amar nos traz incertezas, medos, nos coloca cara a cara com as nossas dificuldades e limitações. Pra viver a dor, basta aceitá-la.

Tem gente que guarda dores pela vida inteira e diz, “a minha dor”.

Eu, definitivamente, não entendo. O que sei é que a vida continua a despeito de nós e das nossas dores, que a vida pulsa em volta de nós, cheia de possibilidades e amores a serem encontrados, porque para mim, o amor é e sempre será muito maior que qualquer dor.

É que eu nasci encantada pela vida...

by Giu


"Se, por medo da frustração, a gente esquece os sonhos mais preciosos que tem e não espalha ações pelo caminho com a intenção de realizá-los, como eles podem lembrar que a gente existe?" (Ana Jácomo)


sábado, 24 de julho de 2010

Meu jeito GEMINIANA de ser...


Imagem by Baú de Guardados



Acredito que os meus leitores e seguidores devem ter estranhado o "tom" do texto de ontem, alguns devem estar pensando que sou maluca. Ultimamente, os posts do blog estavam poéticos e de repente, um texto sarcástico. Mas fiquem tranquilos, esse é o meu jeito GEMINIANA de ser e se vocês derem uma olhada pelas DIVAGÃOES da Jakutinga, vão encontrar muita coisa assim também.

O que seria "um jeito GEMINIANA de ser"? Ser GEMINIANA é ser como essa singela mariposa apaixonada, não de Guadalupe mas do mundo das Jakutingas. Pegou? Não? Vou explicar: o HUMOR, ainda que na grande maioria das vezes misturado com SARCASMO e IRONIA, faz parte da vida de uma GEMINIANA.

Mas a melhor maneira de definir uma GEMINIANA é ser CURIOSA, sempre em busca de alegrias, do leve mas nada de superficialidade. Acredito que por isso somos TAGARELAS, INQUIETAS, IMPREVISÍVEIS, ATRAPALHADAS, DINÂMICAS, uma sede de conhecer, viver, e é essa sede que faz com que sejamos muitas vezes tachadas de INCONSTANTES e VOLÚVEIS. E somos mesmo, para tudo e todos, que não conseguem nos manter conectados, já estamos indo, já fomos, já fui.

Nossos piores inimigos com certeza são o tédio e a rotina. Somos como o pássaro do Rubem Alves, se tentam nos aprisionar sem nos cativar ou conquistar de verdade, vamos perdendo as cores da plumagem, definhando e das duas umas, ou morremos ou vivemos, desde que em liberdade.

Isso não significa que somos seres sem paradeiro, na verdade detesto mudanças, gosto de ter a base sólida para poder alçar vôos, mas sempre ter a pista de pouso segura para poder retornar. Contraditório não? Sim, com certeza.

Essa é mais uma das facetas de geminianos, a CONTRADIÇÃO, e por isso nos taxam de duas caras, de falsos. Ah! Quanto engano, sou fiel e verdadeira, com um detalhe, quando quero. O que definitivamente não suporto é ir contra a minha essência, o meu querer, o meu viver. Sou verdadeira com os outros e principalmente verdadeira comigo.

Assim eu sou e assim costuma ser uma GEMINIANA, com um detalhe importante, temos no peito um coração vibrante e não uma pedra de gelo.


By Giu



CÁSSIA ELLER cantando 1º de Julho (by Renato Russo)


"Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser..."







sexta-feira, 23 de julho de 2010

O amor dói...


Imagem by Vânia Viana



O amor* dói, isso é fato.

Não consigo mais acreditar que isso não seja verdade, que quando eu me apaixonar novamente, anjos celestiais do alto de suas nuvens fofas (de algodão doce, é claro!) tocarão acordes singelos com suas lindas cítaras douradas. Não, não é assim que acontece, pelo menos comigo, e acredito que sei o motivo: meu cupido é o saci pererê, adora me pregar peças.

Estou até vendo o comentário da minha querida amiga Alzira Saleh, "Mas o que é isso, companheira? O amor não dói, ele é uma flor", roxa é claro, que nasce (...) O final da história todo mundo conhece, né? Poizé, Alzira, por essa e outras que o amor dói.

O conceito de amor que aprendemos ao longo da vida, o amor romântico, é coisa recente (como dizia meu querido professor de História Econômica, porque pra historiador, qualquer tempo que não tenha 3 zeros, é nada). Esse é o amor burguês, idealizado, cor-de-rosa, nascido a pouco mais de 200 anos pra fazer da gente seres que acreditam em qualquer blábláblá, e o que é pior, desejam acreditar.

So, that's the point, nem sei se o amor é o grande vilão da história ou se somos alguns de nós, como eu, que ainda acreditam que apesar desse mundo doido aí fora, de tanta coisa desencaixada, sem nexo, sem sentido, a gente pode se dar ao luxo de entregar o coração para outra pessoa.

Mas quá, só sei que eu, NEVER MORE ou não, porque é só alguém chegar com um sorrisinho, recitando poeminhas e fazendo charminho, pronto! Lá estamos nós de novo acreditando que o amor é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. E na verdade ele é, nós é que muitas vezes não sabemos lidar com o amor e seus encantos.

No entanto, aí vai alguns conselhos que talvez possam ajudar:

1. "Não dá pra achar um bom CD de jazz na prateleira de forró" (by Ailin Aleixo).
2. "A vida é cair sete e levantar oito" (provérbio chinês).
3. "O vinho mais caro não serve pra nada quando a sede é de água" (by Tati Bernardes)
4. Tente abstrair o clichê da situação e assoviar, sem chupar cana, é claro.

E assim, sucessivamente, na sequência, mais um montão de frases que nos faz, ainda que de maneira engraçada, refletir sobre o amor. E se você for moreno alto, bonito e sensual (como a música dos anos 80), ligue para xxxx-6070, se não der, você senta e tenta de novo, que eu te conto os 997 conselhos omitidos no texto, afinal 1001 noites também faz parte de toda essa confusão sobre contos de fada e vida real.

E como diz a Tati Bernardes, "estou aceitando currículo para o meu coração, mas é vaga de dono e não de trainee".

Ah! Tá...(rsrs).


by Jakutinga**


* Esclarecendo, antes de levar lambada, não estou falando do amor maternal, filial, whatever. Estou falando do Eros, aquele amorzinho que parecia amorzão e de repente mostra a sua verdadeira face.
**
A OUTRA que me habita, entre outras.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Beijo III

Imagem by Baú de Guardados



Meus olhos te procuram, te seguem, te capturam, te devoram, e vão morrer fechados, no momento em que me perco nos teus lábios...


by Giu


"Amo a tua bravura, a estrutura doce do teu sal..."
(Elisa Lucinda)




quarta-feira, 21 de julho de 2010

PERMITIR-SE


Imagem by José António


Meu Camaleão, ao ler o que você escreveu, percebi que o verbo "permitir" é o mesmo que ser feliz, porque ser feliz depende única e exclusivamente de nós mesmos...


Permita-se amar
Permita-se ser amado
Permita-se conhecer e ser conhecido
Permita-se experimentar e ser experimentado
Permita-se arriscar
Permita-se tocar
Permita-se beijar
Permita-se a novas experiências, novas pessoas...
Permita-se envolver-se e ser envolvido
Permita-se ir devagar e saber os sentimentos dosar
Permita-se mudar
Permita-se aprender
Permita-se ao novo, ao desconhecido
Permita-se até aquilo que você acha que nunca daria certo
Permita-se viver livremente, sem "pré-conceitos", sem "pré-julgamentos"
Permita-se ao novo, pois ele pode ser muito gratificante...
Permita-se escolher...e se você for o escolhido
Permita-se viver isso da melhor maneira possível e se isso não for o que você quer...
Permita-se jogar tudo pro alto e recomeçar
Permita-se sempre recomeçar...

by Salum H.


Mais textos do Camaleão no blog http://ocamaleaosalum.blogspot.com/



terça-feira, 20 de julho de 2010

As janelas da alma


Imagem by José Luis Magalhães



Certo dia, ao olhar dentro dos olhos de alguém, deparei-me com a tristeza que morava naquela alma, e então descobri uma das suas facetas...

Tristeza é perder-se num emaranhado de dúvidas, medos, angústias. É não conseguir perceber a oportunidade mágica de se entregar, alçar voos e abraçar o infinito. É perder-se de si, em si mesmo.

by Giu


"Ser feliz é uma responsabilidade muito grande.
Pouca gente tem coragem."
Clarice Lispector





segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sabiá-laranjeira


Imagem by Internet



Confesso, estou sem versos.
Roubaram minhas palavras, meus verbos.
Sequestraram minha alma, minha alegria.
Onde andará minha poesia?

(Foi morar no canto de um sabiá-laranjeira)


by Giu

"Poesia é voar fora da asa."
Manoel de Barros




domingo, 18 de julho de 2010

Infinito


Imagem by Marta




Me envolva em seus braços,
Olhe nos meus olhos e mergulhe,
No meu infinito para nunca mais submergir...

by Giu




sábado, 17 de julho de 2010

Mulher Gato


Imagem by Baú de Guardados




"Vou dançar na beira do abismo e correr todos os sustos, suspirar tempestades e engolir soluços, cortejar o precipício".

(Denison mendes)



Textos do Denison no http://bahrboletras.blogspot.com/





sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sem fragmentos


Imagem by O Chandriano




Quero o inteiro, a plenitude
O voo rasante e toda a paisagem.

(Nada de fragmentos)



by Giu


quinta-feira, 15 de julho de 2010

O amor...

Imagem by Luiz Machado




"Talvez o amor não passe de uma deliciosa ilusão que se realiza em momentos sagrados, raros. Não pode ser capturado."

(Rubem Alves)




PORQUE EU SEI QUE É AMOR (Titãs)


"Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui, agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir embora."


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ser Livre...

Imagem by Baú de Guardados (Bonito/MS*)



Ser livre...
Para ser livre é preciso "coragem de rio", coragem de seguir, leve, límpido, cristalino. Coragem de ser rio que quando diante de um obstáculo busca caminhos, busca felicidade. Os rios sabem realmente o que é amar, sabem se entregar e deixar correr ao sabor da correnteza.


by Giu



* Um pedaço do paraíso na terra.




terça-feira, 13 de julho de 2010

Renasci, flor e poesia...


Imagem by Pedro Costa



Quando a chuva chegou, me despi.
Seu toque macio percorreu meu corpo,
Lavou minha alma.


RENASCI, FLOR E POESIA...


by Giu




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Desamparada estou...


Imagem by SaMy


Sinto um desamparo que quase me sufoca. Ainda que você sorria, me beije e tente afungentar meus medos, a nossa ausência continua à espreita, esperando o momento certo para nos mostrar, que apesar de tanta paixão, desejo, urgências, não misturamos o nosso cotidiano, não celebramos conquistas, não partilhamos nossos sonhos mais íntimos.


"Penetrar em um amor, é ter vontade de perder-se e a confiança de que estará seguro nesta entrega de todos os sentidos."
(Marla Queiroz)

Nenhuma história de amor termina bruscamente. Vai escorrendo lentamente pelos vãos, frestas. Ah! Meu amor, tantas arestas e uma vontade louca de sossegar o coração, nada de sobressaltos, saudades impostas e as nossas vontades tão expostas e ao mesmo tempo tão guardadas, lacradas, impossíveis de asas.


"Viver não é perigoso? Então, com sua licença!Não tenho medo. Nasci assim. Encantada pela vida."
(Guimarães Rosa)

Para sobre(VIVER) eu preciso de luz, sol, magia, margaridas, açucenas, jasmins, (DE)lírios, girassóis, e não da sombra de um amor mal resolvido, dividido, indeciso. Preciso dizer com toda a sinceridade que eu mereço, que para eu ser feliz, só um amor inteiro, companheiro, verdadeiro, que entre na minha vida para me dar paz, tranqüilidade, que só um amor sincero é capaz.


"Não gosto de amores abismos. Gosto de amores asas, amores pássaros. Daqueles que te chamam: Vem, voa comigo!"
(Van Luchiari)

Quando amamos demonstramos o nosso amor com gestos, atitudes, palavras, dizendo “quero te fazer feliz, vou te fazer feliz” e não “você me faz feliz, quero ser feliz”, simples assim. E, juntando os cacos da memória, da escrita, do verbo, vai montando-se uma personagem, seu nome: REALIDADE.


by Giu



domingo, 11 de julho de 2010

Desencanto


Imagem by Rodrigo Amado



Carrego um peso, uma densidade
quase uma culpa.
Disfarço o desencanto com olhos de fumaça
negros.
Sofro uma angústia paralisante
nervos à flor da pele
cactos.

(Tantas são as torturas não descritas,
tão cheias de impossibilidades)


by Giu








sábado, 10 de julho de 2010

Delírio

Imagem by José Luis Cunha



As emoções me devoram, as palavras me denunciam.
Não pertenço mais à razão, a loucura me domina...

(Não tento, não quero fugir)


by Giu



sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hilda Hilst


Imagem by Rui Miguel



Hilda Hilst, junto com Clarice e Adélia, formam as três Marias que iluminam o céu da nossa poesia...



"E atravessamos portas trancadas.
Esteiras pedras e cestos
Espreitam
Nossas passadas.
E amamos como quem sonha
Cancelas de sal e palha
Prendendo o sono.

Assim te amo. Sabendo.
Degelo prendendo as águas."

(Hilda Hilst)



quinta-feira, 8 de julho de 2010

O brilho do olhar


Imagem by Internet



Adoro ouvir sua voz...

Não mais, do que o brilho dos seus olhos dentro dos meus, no momento em que nos amamos, em que você é tão meu.



by Giu




QUANDO EU TE ENCONTRAR (Biquini Cavadão)




quarta-feira, 7 de julho de 2010

aCASO/desCASO


Imagem by Internet





Não combinamos o encontro,
aCASO.
Não combinamos o desencontro,
desCASO.

by Giu



terça-feira, 6 de julho de 2010

(R)adiante


Imagem by José António





Em uma manhã de sol, jogou as dores e as mágoas pela janela,
E partiu, (R)adiante!

Pra nunca mais voltar...


by Giu



segunda-feira, 5 de julho de 2010

A chave da porta da frente...


Imagem Helena Pinheiro



Ontem, show do Leoni, M A R A V I L H O S O...





"Descobri que a solidão é estar longe da própria alma.
Que ninguém pode nos ferir sem a nossa cumplicidade."


(Ana Jácomo)





A CHAVE DA PORTA DA FRENTE (Leoni/Frejat)


"Eu quero te olhar
De um lugar diferente
Eu quero a chave
A chave da porta da frente
Eu quero agora
E eu quero prá sempre..."



Mulher de F(r)ASES


Imagem by Ju Oliveira



Sou uma mulher de F(r)ASES, ora nova, ora crescente, ora cheia, ora minguante.

Nunca à mingua, de versos e amor...



by Giu



Isabella Rossellini cantando BLUE VELVET



domingo, 4 de julho de 2010

STARS


Imagem by Aline Borges



Há de surgir uma estrela no céu cada vez que você sorrir.
Há de apagar uma estrela no céu cada vez que você chorar.

(Quisera eu sempre sorrir, e todas as estrelas fazer brilhar, mas sem o meu amor, a noite escura vai ficar...)


by Giu & Johnny Love



STARS - Simply Red


sábado, 3 de julho de 2010

Seu cheiro...


Imagem by Dorival Zucatto


E quando vai embora, sua presença continua ocupando todo meu espaço. Seu cheiro permanece em cada vão da minha vida, da minha alma, minando minhas resistências, minhas promessas, meus medos.


(E sei que também leva contigo uma parte de mim)


by Giu



FOGO E GASOLINA (Roberta Sá)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

(M)ínimo (D)iálogo (C)omum



Imagem by Hugo Tinoco



Quem disse que escrever é solitário, não sabi@, poesi@ também pode ser feit@ em p@rceri@...
Sintoni@!



(M)ínimo (D)iálogo (C)omum


Ele: Cada qual com sua nômade nuvem...
Ela: Sua solidão na imensidão.
Ele: Cada qual com seus teoremas absurdos de teores mínimos...
Ela: Teoremas infinitos, sem solução, sem equação.
Ele: Se pedes que eu seja um outro, diverso do que sou, é porque não me amas.
Ela: Se pensa que não te amo é porque não sabe quem sou.
Ele: Saberias, se me revelasse teus mais secretos olhares sobre mim.
Ela: Meus olhares mais secretos não mais pertencem a mim, são teus desde o primeiro momento que te vi.
Ele: Falemos então a mesma língua, dá-me tua boca.
Ela: É sua, toda sua, como meus dedos, que a despeito do medo, desejam te tocar.
Ele: Não temas, depois do toque te traduzirei em braile.
Ela: Não temo, peço, decifre meus códigos, leia o calor da minha pele.
Ele: Eu me rendo, prendendo-me a ti.



by Denison Mendes & Giu



Textos do Denison no http://bahrboletras.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

VER(de) novo


Imagem by Fernando Neves




Tocar teu corpo, teus campos

Beijar tua boca, flor de desejos

E deitar na relva macia dos teus braços

VER(de) novo...


by Giu