domingo, 25 de julho de 2010

Prazer em sofrer...



Imagem by Vânia Viana



O prazer de sofrer é algo que não consigo entender, nem que eu viva mil anos, ainda assim não entenderei. Não que eu não sofra, nunca sofri, porque sofrer faz parte da vida, faz parte do viver, mas sentir prazer nisso, acho loucura demais.

Quando me deparo com alguém que faz da dor prazer, sinto certa curiosidade, vontade de entender, o que leva algumas pessoas a sentir orgulho da própria dor e alimentá-la, com mãos cuidadosas, ferindo-se profundamente nos seus espinhos.

A sensação que tenho, é que essa dor é o que mantém à tona, algo que precisa existir para sentir-se vivo, ainda que em sofrimento, porque essa dor, ainda que arrebente com o cotidiano, torna-se algo sublime, passa a fazer parte da vida.

Será que o prazer de sofrer simplifica a existência? Porque só existe uma dor imensa, que ocupa todos os espaços e assim a vida não fica mais chata, cheia de tédios, porque ganha um objetivo claro, sofrer, sofrer e sofrer. Será?

Sob esse prisma, a dor torna-se maior e melhor que o amor. Pra viver o amor é preciso coragem, porque amar nos traz incertezas, medos, nos coloca cara a cara com as nossas dificuldades e limitações. Pra viver a dor, basta aceitá-la.

Tem gente que guarda dores pela vida inteira e diz, “a minha dor”.

Eu, definitivamente, não entendo. O que sei é que a vida continua a despeito de nós e das nossas dores, que a vida pulsa em volta de nós, cheia de possibilidades e amores a serem encontrados, porque para mim, o amor é e sempre será muito maior que qualquer dor.

É que eu nasci encantada pela vida...

by Giu


"Se, por medo da frustração, a gente esquece os sonhos mais preciosos que tem e não espalha ações pelo caminho com a intenção de realizá-los, como eles podem lembrar que a gente existe?" (Ana Jácomo)


Um comentário:

  1. O SOFRER, como o seu título diz, algumas pessoas tem PRAZER EM SOFRER, por mais que este sofrer doa, machuque, maltrate, tem um lado bom, que emagrece...rsrsrsrs, mas a grande maioria, principalmente de nós, mulheres, tem este prazer sim, infelizmente é um sentimento que precisa ser muito trabalhado, com o passar do tempo eu aprendi a não ter mais este tipo de prazer, e outro dia em conversa com o Camaleão ele me disse uma coisa que no primeiro instante me chocou, mas depois assimilei e vou fazer uso na minha vida.
    Palavras do Camaleão:
    "A vida, enquanto eu estiver sofrendo, não vai parar para esperar eu me recuperar, ela vai andar, e nesse movimento, eu, por estar preso a este sofrimento, posso perder muitas oportunidades, então decidi que tenho um "tempo" para sofrer e ele se restringe a 12 horas e nem um segundo a mais".
    É isso ai Camaleão, quando você disse isso me assustei, mas depois, analisando, acho que você está certo. Giu, vamos nessa onda do Camaleão?

    Alzira Saleh

    ResponderExcluir