terça-feira, 23 de novembro de 2010

Decepção não mata mas ensina a viver???

Imagem by Trakinagem da Jaku



"Decepção não mata mas ensina a viver".

Ah tá! Não sei de quem é essa frase e não concordo. Quem sabe viver? O que é saber viver? Confesso que ainda não sei a resposta exata, no entanto, ouso algumas divagações. Acredito que sabem viver as pessoas que valorizam a vida, esse presente, a rara oportunidade de ser, viver de verdade. Saber viver é acreditar no amor, em todas as suas nuances, cores e sabores. Saber viver é arte para poucos. Alguns apenas sobrevivem, arrastam-se pela vida, sem amor, sem fluir, assistem a vida vida passar por eles sem realmente viver.  

Agora decepção, quem não sabe o que é? Quem nunca se decepcionou? Estamos constantemente durante a vida passando por decepções. E é aí que entra a minha discordância, porque se realmente a decepção ensinasse a viver, teríamos uma, quiçá duas durante a nossa vida. Infelizmente não é assim que acontece. São tantas as decepções que vamos acumulando durante a vida que até perdemos a conta, algumas mais doloridas outras nem tanto, mas todas tão amargas, brutais demais. 

Decepcionar-se tem a ver com acreditar, ter fé, expectativas. A gente acredita, espera, sonha, e como num passe de mágica, descortina-se na nossa frente o inesperado, um vazio, o nada. Só resta uma dor no peito, na alma. E então a gente jura que nunca mais seremos tão ingênuos, que vamos criar uma armadura anti-decepção, um escudo anti-perversidades, um tipo de vacina, whatever...

Mas, enquanto não estão disponíveis essas "proteções artificiais", vamos nos virando como dá. Sendo mais realistas, menos sonhadores, tentando de alguma maneira nos preservar, e se o tombo vier, que não nos machuque demais. Nos cercando de remédinhos para curar  a ferida, um vidrinho de afeto, um de ternura, outro de carinho, uma super injeção de todos aqueles sentimentos transbordantes de amor, daqueles que te amam de verdade.

Aliás, esse é o segredo da vida: AMOR!!! O resto? Ah! O resto, como dizem os economistas, é perfumaria...

by Giu




3 comentários:

  1. Pior, né?
    A gente se decepciona e jura que se blindará.
    Daí o tempo vai passando, a gente vai "baixando a guarda" até ficar desarmada de novo e... "POW!!!!" rsrsrs
    A decepção causa é uma p. ressaca moral, nada mais.
    Ensinar a viver???? Que pretensão...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. decepicao so ensinara viver se vc soube transformala em experiencia pra nao cometer o msmo erroo

    ResponderExcluir
  3. A decepção ensina a viver sim é fato..

    Tudo aquilo que nos causa dor, nos leva a nos proteger..
    Se vive uma relação ruim, brigas, traumas, fantasias, mentiras, etc, você sofre.
    Agora se você pegar todas essas coisas ruim e analisar uma a uma, e trazer para a sua vida, fazendo gerar lições, e depois você administrar isso na sua próxima relação você vai ver que a metade do que você passou foi exagero de alguma parte, eu tive uma relação muito conturbada, mentiras, brigas, traições, eu me policiei, e vi que muitas coisas ruins aconteceram porque eu colaborei par elas acontecerem, hoje tenho uma relação de muita paz e amor, pra coisas saírem bem só depende de nós mesmo, na maneira de conduzirmos a vida, a pessoa que sai de uma relação e diz nunca mais quero ninguém, vou me blindar, isso tudo é apenas uma forma de tentar se enganar, lembre-se Deus fez o homem (a) para viver só, somos feito de varias matérias mas a essencial é o amor..
    Meu conselho é se livre do "Eu" sou correto, e olhe pense pelo seu parceiro descubra como ele se sente com algumas atitudes suas, e se corrija, converse com ele mostre pra ele onde ele esta errando, não faça cara feia e nem fiquei sem conversar com ele e esperando que ele adivinhe oque você esta pensando, e nunca se esqueça de uma coisa, quando você o conheceu, ele ja tinha alguns hábitos, defeitos não deixo o amor te apresentar só as qualidades, seja obvia observe os defeitos, e nunca jogue nada na cara, uma construção pra ser valorizada precisa de alicerce assim é a vida a dois...
    Lucio dos Santos.

    ResponderExcluir