quinta-feira, 15 de abril de 2010

A inveja


Imagem by Márcia Perez (Pantanal sul-matogrossense)
`

De todos os sentimentos demasiado humanos o que mais me assusta e me causa pavor é a INVEJA, porque é peçonhenta, é sorrateira, é maldita, é magra. É assim tão magra porque morde mas não come, não existe pra si, existe pelo outro, suga mas não se alimenta. É pálida, desbotada e medíocre. Acredita viver da infelicidade dos outros mas é da sua infelicidade que se alimenta e se retroalimenta.

Rubem Alves utiliza uma estória para definir a INVEJA. Um homem encontra um gênio da lâmpada. Como já é de se esperar, o ser flutuante pode realizar todos os sonhos do sortudo, basta que este os verbalize. Ao imaginar todas as belezas e tesouros do mundo, de repente o homem se entristece, pois recebe do gênio uma notícia que não esperava: "a cada desejo realizado, o seu pior inimigo receberá em dobro o que foi pedido". O homem pensa, pensa, pensa e pede: "ME FURE UM OLHO".

Assim é a INVEJA e o invejoso, infeliz, porque é pequeno, é mesquinho, é feio.

O invejoso é o pior cego porque não se enxerga, não percebe que ninguém brilha com a luz do outro, que somente conseguimos brilhar com luz própria, que é uma soma de várias luzes, luzes dos outros, luzes ofertadas com amor, carinho, alegria, amizade, fraternidade, bem querer. Só brilha também aquele que é capaz de doar sua luz, com desprendimento, porque tudo na vida é uma troca, de energia, de luz, de carinho, de amor.

Só consegue brilhar e doar luz aquele que tem a alma leve e o coração puro, que sabe que tudo o que ofertar de coração, lhe será retribuído em dobro, triplo, quadruplo, exponencialmente e infinitamente. E que por ser assim feliz, sua luz nunca vai deixar de brilhar.

Mas para isso é preciso despertar para o belo, para o bom, para a felicidade. Um despertar solitário porque de alma, essência, sentimento. Tenha coragem de tornar-se uma pessoa melhor.

O pôr-do-sol começa dentro da gente antes de começar no poente...

13 comentários:

  1. sow...show...show... vc disse tudo, e enfatizando:

    INVEJOSOS, nunca conseguiremos BRILHAR com a LUZ DOS OUTROS, nem que apaguemos a LUZ DELES, ai sim, vc INVEJOSO vai se ferrar, porque não tem LUZ e sem a LUZ do outro vai estar no ESCURO!!!

    Digo sempre que : A FELICIDADE ALHEIA INCOMODA OS INCAPAZES E INFELIZES.

    Vou acrescentar os INVEJOSOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito texto, postarei um trecho no meu blog assim como Elenita fez...divulgar esse blog bom demais!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Flor! Muito obrigada!
    Quem escreve sabe o respeito que se tem por tudo.

    Tantos beijos meus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Giuliana, amei *--*
    Adoorei seu blog, estou te seguindoo
    um bj :D

    ResponderExcluir
  5. Estou te seguindo!
    muito bom o texto!
    bj

    ResponderExcluir
  6. Esse lavou minha alma! Realmente, a inveja é a absoluta falta de luz, tradução de infelicidade e incapacidade. Bjs lá do sul

    ResponderExcluir
  7. Um belo texto!
    O pior da inveja, uma vez consumada, é a dor que faz espalhar! A peçonha insana só naufraga se a "luz" habita, resplandecente, a alma de quem não se apequena.

    Eu, que sempre admirei a Lena, passo então a ler você, com a mesma admiração.

    ResponderExcluir
  8. Uau, este texto define o que é a inveja perfeitamente!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Texto maravilhoso!
    Gosto muito de tudo o que vc posta e escreve, sempre inspirada e criativa.
    Continue assim, nos presenteando com seus escritos.

    Meu carinho bem grande pra vc!

    ResponderExcluir