quarta-feira, 21 de abril de 2010

O CIRCO


Imagem by DDiArte

O circo, o maior espetáculo da terra. Talvez a melhor lembrança da infância, dos melhores anos da nossa vida, das fantasias mais deliciosas, dos medos mais imaginários, da melhor época de ser criança. Lembro quando o circo chegava, era a maior festa. Ficávamos sonhando com o momento de adentrar a lona e ver os palhaços, dar muitas risadas.

O palhaço é a alma do circo, é ele que através das estripulias nos encanta, trás à tona o riso contido a muito tempo, abafado pelo cotidiano, pela vida. E o colorido do circo? Eu ficava encantada com as dançarias em seus collants , hoje bodies (rsrs), de lantejoulas, hoje paetês (rsrs), puro glamour. Achava que eram as mulheres mais lindas do mundo, as mais desejadas, as mais invejadas.

Cresci e observei estarrecida a diferença do circo da minha infância para o circo atual. O circo hoje não é mais o mesmo, perdeu o seu brilho, perdeu o seu público. Culpa do circo? Dos artistas? Claro que não, a culpa é nossa, seu respeitável público, que se deixou seduzir por outros tipos de diversão e esqueceu como é encantadora a simplicidade alegre do circo.

"São as crianças que vêem as coisas - porque elas vêem sempre pela primeira vez com espanto, com assombro de que elas sejam como são. Os adultos, de tanto vê-las, já não vêem mais. As coisas - as mais maravilhosas - ficam banais. Ser adulto é ser cego".
(Rubem Alves)

Estamos hoje tão envolvidos em nossos mundos que esquecemos de olhar o lado bom da vida, e o circo é um deles. A possibilidade da alegria, de rir sem pudor, de deixar o lado criança renascer. Por isso, senhoras e senhores, respeitável leitores, não deixem de ir ao circo. Permitam que a magia e o encantamento faça parte da sua vida e abram novamente os olhos e o coração.

O espetáculo vai começar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário