segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre mulheres e contos de fada


Imagem by Internet*

Era uma vez, algumas perguntas que não queriam calar, e foi assim que tudo começou...

Por que nós mulheres, independente da idade, credo, raça, condição social somos tão parecidas quando o assunto é amor, relacionamento, homens? Por que muitas de nós não consegue se libertar do que vou chamar aqui de "maldição dos contos de fada". Algumas mais amaldiçoadas, outras nem tanto, mas este não é o ponto e também não tenha curiosidade em saber em qual dos graus de maldição eu me encaixo, poucos sabem mas não abrem a boca, sob o risco de serem banidos do mundo de JAKUTINGA** .

Mas, voltando aos contos de fada, especificamente quatro: RAPUNZEL, BRANCA DE NEVE CINDERELA e A BELA ADORMECIDA. O que esses contos tem em comum? Muitas coisas, mas como diria Jack, vamos por partes. As mulheres nesses contos, com exceção das "princesinhas", são más. Enquantos os homens são bonitos, gentis, ingênuos, etc, etc, etc. Vou explicar...

No conto da RAPUNZEL, um casal morava ao lado de um jardim murado que pertencia a uma bruxa. Um belo dia, a esposa, no final da gravidez, viu uma árvore com suculentos frutos no jardim e os desejou obsessivamente (será que vem daí o lance dos desejos na gravidez?). Por duas noites, o marido invadiu o jardim da bruxa, mas na terceira noite, enquanto escalava muro e retornar para casa, a bruxa apareceu e acusou-o de furto. O homem implorou por misericórdia, e a bruxa concordou em absolvê-lo desde que a criança lhe fosse entregue ao nascer. Desesperado, o homem concordou e quando a menina nasceu, entregou-a à bruxa, que lhe deu o nome de RAPUNZEL, o nome da árvore cujos frutos o marido robou. O marido, coitadinho, fez o que fez porque a mulher o pressionou. E quem salva RAPUNZEL? Um príncipe, é claro.

Em BRANCA DE NEVE, a rainha é a má da história, mas por que ela é má? Porque é fútil e vaidosa, só pensa na beleza. "Coisa" de mulher na cultura ocidental, européia (a origem do conto é a tradição oral alemã), porque na mitologia greco-romana quem representa a vaidade é Narciso, um homem. Bom, acredito que todo mundo conheça a história por isso vou me ater aos pontos que me interessam. O pai é bonzinho, o caçador que não a matou é bonzinho, os 7 anões são bonzinhos (com excessão do Dunga depois que virou técnico da seleção) e o príncipe que dispensa comentários.

A BELA ADORMECIDA, foge um pouco da regra de só as mulheres serem más, porque na verdade doze fadas eram boas, só uma era má, a que não foi convidada para o batizado, e de tão enciumada jogou um feitiço, que todo mundo sabe qual é, blá, blá, blá. A BELA ADORMECIDA dormiu por cem anos até que o seu amor verdadeiro a despertou com um beijo.

O conto da CINDERELA é o que mais reúne mulheres más: uma madrasta, duas irmãs invejosas e mais um monte de mulheres que trabalham na casa, vêem tudo e não fazem nada. Mas o que mais me incomoda neste conto é a inércia da moça, pois em todos os outros, mesmo sendo tão bobinhas, elas de alguma forma souberam se "virar", porque ser gata borralheira todos nós um dia fomos ou podemos ser, mas daí sentar e esperar o prícipe com o sapatinho de cristal já é demais.

O fato é que, crescemos ouvindo essas estórias. Será por isso que muitas de nós mesmo quando estamos em um relacionamento que nos faz mal, em que não somos as más da história, ainda assim nos sentimos culpadas e por isso no dever da penitência de ser infeliz ao lado de quem não nos merece? E outras, que ainda insistem em acreditar em príncipes encantados e passam a vida inteira esperando? Sinto dizer, príncipes encantados não existem, o que existe são homens de carne e osso, cheio de defeitos e qualidades, assim como nós.

Para você, que teve saco de chegar até aqui, vou contar um segredo. No meu batizado, no reino da JAKUTINGA, a fada que não foi convidada jogou um feitiço, "essa menina vai dar trabalho".

THE END (ou não...)

* Imagem: escolhida pela minha super amiga Yaku-za, aliás, somos uma dupla imbatível, Pinky & Pinky, Cano & Gancho S/A, Houston & Apolo 13 e Super Gêmeas Ativar.

**JAKUTINGA: um reino encantado também.

Um comentário: