segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dos cárceres privados

Imagem by Internet





Cárceres privados. Nós os inventamos, cada um tem o seu, são vários. Cárcere é tudo aquilo que nos imobiliza, que nos faz pensar que não somos donos do nosso destino, da nossa vontade, dos nossos quereres. A cobrança é um dos nossos cárceres. Passamos a vida sendo cobrados, cobrando. Mas a pior cobrança de todas é a que nós fazemos com nós mesmos.

Somos os nossos carrascos, nos cobramos. E o que é pior, em função do que nos cerca, nos rodeia. Ficamos presos a opiniões e julgamentos externos. Passamos a não ser gentis conosco, a viver sob a ditadura de agradar aos outros e nos torturamos.

São tantas as formas de torturas diárias. Queremos ser mais belos, mais jovens, mais inteligentes, mais amados, não para nós mesmos, mas PARA SATISFAZER A EXPECTATIVA DOS OUTROS, A PERSPECTIVA DE OUTROS OLHARES. E então esquecemos que O OLHAR MAIS VERDADEIRO É O NOSSO OLHAR PARA NÓS MESMOS, aquele que olha bem dentro de nós e percebe a nossa essência, nua e crua.

Aí está a verdadeira fonte de alegria e sabedoria, o olhar para si e gostar do que vê. Admirar-se por saber que a sua essência é bela, não importa quanto o mundo ao redor diga que você não está à altura das expectativas, dos padrões impostos. Basta você saber o quanto você é especial, é importante, feliz.

Não é saudável viver para agradar aos outros e esquecer que quem você tem que agradar, mimar, paparicar, em primeiro lugar, é você mesmo. Seus sonhos, seus desejos, sua essência, tudo o que está em você faz parte de você, e a beleza, tanto interior quanto exterior, tem tudo a ver com o que você acredita ser o teu melhor.

Por isso, nada de se aprisionar em padrões e conceitos impostos pelo mundo. Muitas vezes são criados e ditados por pessoas amargas e infelizes. Pessoas que cobram dos outros, o que jamais terão dentro de si, por um simples motivo, não sabem olhar para si mesmos, tem medo do que irão ver.

O MELHOR DA VIDA É LIBERTAR-SE DESSES CÁRCERES, DESSAS COBRANÇAS TODAS. Ser você mesmo sempre, com todas as suas idiossincrasias, contradições. Diga um não bem grande a tudo aquilo que te sufoca, reprime, machuca, oprime, esmaga. DIGA SIM A TUDO AQUILO QUE TE FAZ FELIZ. Afinal, expectativa é só uma questão de perspectiva.

Diria ainda que a mais fácil das receitas da FELICIDADE talvez seja a mais complicada de se fazer, SEJA SEMPRE VOCÊ POR VOCÊ MESMO, PARA VOCÊ, deixe de ser o seu carrasco e passe a ser seu ADMIRADOR, afinal não é à toa que somos únicos. Você só conseguirá a felicidade plena quando se AMAR do jeito que você é!

by Giu e Salum



"As  fontes de alegria se encontram no mundo de dentro" (Rubem Alves)



Um comentário:

  1. Há destinos para nossas vidas antes de aprendermos o que é horizonte.

    Parece que nascemos na prisão e com sorte descobrimos o que é liberdade.

    ResponderExcluir