segunda-feira, 9 de agosto de 2010

AMAR BONITO



Andar em círculos, morder o dedão do pé, colocar o dedo na tomada. Quem pode negar que já fez isso alguma vez na vida? E se apaixonar pela pessoa errada ou na hora errada ou tudo errado? A verdade é que, todos nós um dia na vida cometemos insanidades e muitas vezes o preço que pagamos por isso é alto demais.

Só sei que, quando alguém aparecer na minha vida com aquele letreiro de neon na testa, escrito "PROBLEMA", vou sair correndo em disparada para bem longe, e deixar essa mania de pensar que sou a Wonder Woman, de castigo atrás da porta do banheiro.

Vou repetir todos os dias como um mantra, "relacionamentos problema são como domingos de chuva, não servem pra nada". Ah! Servem sim, servem para nos fazer sofrer e ver o tamanho da nossa tolice em querer atravessar o oceano em uma barca furada.

E quantos avisos, o nosso lado racional nos dá, que se essa pessoa fosse um sapato, não era do tamanho do nosso pé, ou vai nos dar calo ou cair no meio da rua. No entanto, mesmo enxergando com nossos próprios olhos todos os problemas, mesmo assim, lá estamos nós, insistindo em dar murro em ponta de faca.

Não estou dizendo que existam pessoas ruins, o que existe na verdade são pessoas ruim pra você, pra mim. E sabe o que é ser ruim pra mim? Pessoas que se acostumam com o chá morno das 17h, todos os dias, 365 dias por ano, no mesmo horário, com os mesmos quadros na parede, com a mesma mobília puída por anos de descaso.

Mas agora chega de falar de problemas, de amores impossíveis, amores doloridos, o bom mesmo é falar de alegrias, de amores verdade, amores arco-íris, amores coloridos. Você já viveu um amor assim? Ou está vivendo? Então você sabe do que eu vou falar, ou melhor, vou usar um pedaço de um texto do Artur da Távola, AMAR BONITO, que diz tudo sobre o amor, sobre o que é verdadeiramente amar...




"Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprender a fazer bonito seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito (...) Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como criança de nariz encostado na vitrine cheia de brinquedos dos nossos sonhos); não teorize sobre o amor, ame.

Siga o destino dos sentimentos aqui e agora. Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade, abrir o coração, contar a verdade do tamanho do amor que sente; não dar certo e depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito).

Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabiamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser.

Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil. Revivendo os caminhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu estou com vontade.

Deixe o seu amor ser a mais verdadeira expressão de tudo que você é. Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma do amor: Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."


E, por amar bonito e não ser correspondia à altura, solto meu coração nas asas do vento, até encontrar alguém que mereça realmente todo o meu sentimento, o meu amor colorido, o meu amor arco-íris...

by Giu





PS -> Pelo menos não vou seguir o conselho que um babaca-mór deu para alguém que eu conheço, sobre como esquecer alguém: "Compre um cavalo". Realmente, a gente morre e não vê tudo.


Imagens by Romero Britto

Um comentário:

  1. Uia!!!
    Quanta verdade!
    A maior é que temos que viver relacionamentos tortos para chegar à triste conclusão do que não queremos e, mais importante, não MERECEMOS.
    Bjs
    Bi@

    ResponderExcluir