segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FURTA-COR, a dança dos mil tons


Imagem by Nuno Bernardo



Ainda sobre as cores das ovelhas...Nem pretas, nem brancas, somos FURTA-COR, a dança dos mil tons. Refletimos o arco-íris em mil nuances. De acordo com a luz, o ângulo de um olhar, o movimento, nossas tonalidades se sucedem numa dança colorida. E não é qualquer espelho que suporta a nossa luz...



OS DIFERENTES
(by Artur da Távola)

Diferente não é quem se pretenda ser. Este é um imitador do que ainda não foi imitado, nunca um ser diferente. Diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errados. Para os outros. Que riem de inveja de não serem assim. E de medo de não aguentarem, caso um dia venham a ser. O diferente é um ser sempre mais próximo da perfeição.
O diferente nunca é um chato. Mas é sempre confundido por pessoas menos sensíveis e avisadas (...) Um diferente medroso, este simm acaba transformando-se num chato. Chato é um diferente que não vingou.
Os diferentes muito inteligentes percebem por que os outros não os entendem.Os diferentes raivosos acabam tendo razão sozinhos, contra o mundo inteiro. Diferente que se preze entende o porquê de quem o agride (...)
O diferente paga sempre o preço de estar - mesmo sem querer - alterando algo, ameaçando rebanhos, carneiros e pastores. O diferente aguenta no lombo a ira do irremediavelmente igual; a inveja do comum; o ódio do mediano. O diferente sabe que nunca tem razão mas que está sempre certo (...) Só os diferentes mais fortes do que o mundo se transformaram (e se transformam) nos seus grandes modificadores.
Diferente é o que vê mais longe que o consenso. O que sente antes mesmo dos demais começarem a perceber. Diferente é o que se emociona enquanto todos em torno agridem e gragalham.
Diferente é o que chora onde os outros xingam; estuda onde os outros burram. Quer onde outros cansam. Espera de onde já não vem. Sonha entre realistas. Concretiza entre sonhadores (...) Cria onde o hábito rotiniza. Sofre onde os outros ganham.
(...) Perde horas com coisas que só ele sabe importantes (...) Diz sempre na hora de calar. Cala nas horas erradas. Não desiste de lutar pela harmonia. Fala de amor no meio da guerra. Deixa o adversário fazer gol porque gosta mais de jogar do que ganhar.
Diferente é o que aprendeu a superar o riso, o deboche, o escárnio e a consciência dolorosa de que a média é má porque igual (...) Os diferentes aí estão, doendo e doendo, mas procurando ser, conseguindo ser, sendo muito mais.
A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e enteder. Nessas moradas estão tesouros de ternura humana. De que só os diferentes são capazes.
Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois.

Um comentário:

  1. Te digo ainda que as ovelhas de furta cor não são para qualquer um...
    São escolhidas uma a um...
    Tem espírito livre...
    amor...
    sentimento...
    ambição por um momento...
    realeza de provento e sonhos ao atento...
    As ovelhas de furta cor não são vista por qualquer um...
    uma senha, um código, uma chave...
    um momento...como uma estrela cadente, solta ao vento...

    ResponderExcluir