segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os homens de Oz


Estou apaixonada. O objeto de desejo? Um scarpin vermelho. Antes de me pregar na parede, me chamar de fútil, vou explicar ou não, afinal já passei da idade de dar certas explicações. As feministas que me desculpem, mas será que até elas resistem? Enfim, foi essa minha paixão que me fez refletir e foi aí que tudo começou.

Lembrei da Terra de Oz, do mundo mágico, povoado por vários povos e dominado pelas bruxas do Leste e do Oeste. Na estória existe três personagens, o homem de lata, o leão e o espantalho, que seguem junto com a Dorothy e seus sapatos de rubi pelo caminho dourado. Cada um deles em busca de algo que lhes falta, o homem de lata de um coração, o leão da coragem e o espantalho de um cérebro.

E foi aí que veio o estalo. O que nós mulheres preferimos ou queremos não encontrar nos homens? É claro que sabemos que perfeição não existe, então qual é a busca, se é que ele existe, qual o homem ideal? Na adolescência, temos uma vaga ideia do que é essencial num homem: que seja um sapo. Explico, um sapo que ao ser beijado transforma-se em um lindo príncipe, dando assim início à uma longa e maravilhosa história de amor.

O tempo passa, nós mudamos e consequentemente nossos conceitos e buscas também mudam, depois de alguns começos, finais e uma coleção de histórias bem e mal contadas, finalmente descobrimos que muitos príncipes viram um chato, outros nem tanto, alguns não. E aí volta de novo à pergunta, entretanto, não querendo e não podendo extender a lista de características buscadas, mesmo porque na estória são somente três os personagens.

Conversando com algumas amigas, levantamos algumas hipóteses de qual dos três seria mais "adequado" (rsrs):

1) O leão, tadinho, foi o menos votado. Realmente, acredito que a falta de coragem seja algo detestável em um homem. Nada mais insuportável do que um homem que não tem coragem de dizer o que sente, o famoso "amigo do peixe e camarada da isca", que não tem coragem de amar, se entregar e correr os riscos que isso envolve. Por isso, quase nada é tão decepcionante e esfrangalha tanto os nervos de uma mulher, como dividir a vida com um homem assim.

2) O espantalho, à queima roupa foi o preferido, o homem burro porém só se tivesse uma conta bancária "gorda". Quem sabe, algum sultão de Brunei com um palacete tão grande que não houvesse risco de nos encontrarmos menos do que de seis em seis meses, mas aí teria a Burka, os véus, a submissão. Conclusão: homem burro nem se fosse cravejado de diamantes e nisso concordo com a Ailin Aleixo, "homem burro é feito churro, pode até dar água na boca quando se olha, mas mal se acaba de comer e já causa indigestão. Sem falar na culpa que bate por a gente não ter gastado as calorias em algo mais refinado".

3) O homem de lata (lembrando: esta foi a melhor opção porque só haviam três). O que é um homem sem coração? Difícil definir, talvez seja por isso a escolha quase unânime. Acredito que são aqueles homens que se julgam acima do bem e do mal, onipotentes deuses de seus medíocres microcosmos que carregam dentro de si o vazio. Fazem um esforço danado para não se perderem numa paixão e sempre manterem o controle. E conseguem. Conseguem não viver.

É claro que não tem como chegar a nenhuma conclusão, afinal o grande barato da vida é amar e ser amado. A gente ama porque o amor existe, simples assim, pois quando é necessário justificá-lo, procurá-lo, racionalizá-lo, é sinal de que ele não está ali. Não existe receita, dicas, técnicas, normas, a gente ama porque ama, porque quer verdadeiramente estar, porque sente o impulso de permanecer, sem mais complicações. E, acima de tudo, aprender que cada um "terá que correr o sagrado risco do acaso e substituir o destino pela probabilidade", porque o que torna a vida interessante é o fato de não a controlarmos, afinal, não existe nada mais maravilhoso do que poder ser surpreendido.

Ah! E o sapato vermelho? Amo porque amo, simples assim (rsrs)

2 comentários:

  1. Ola Giulianna!
    Entrei aki atraves do blog da Elenita...e adorei, principalmente esse texto!
    To rindo ainda do 'homem é como churros'...
    Tenho um texto sobre os sapos da vida no meu blog, passa por lá...

    www.prikastro.com.br

    To me arriscando nessa delicia de escrever tbm!

    ResponderExcluir