segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ser livre...


Imagem by Daniel Marques


"As asas da alma se chamam coragem. Coragem não é a ausência do medo. É lançar-se, a despeito do medo".
(Rubem Alves)



Ser livre. O que é ser livre?

Somos tão dependentes das nossas verdades, tão viciados nas nossas crenças, que deixamos de ser livres para viver uma pacificação ilusória, ser coerente. E assim, nos tornamos reféns da grande maldição de viver eternamente infeliz por não ter coragem de levantar a âncora e partir, ser livre.

Para ser livre é preciso encontrar os nossos esconderijos mais profundos, onde habitam nossas angústias, dúvidas, medos e encará-los de frente. É preciso exorcizar nossos demônios. É preciso entender que passado é passado, não adianta tentar reproduzir as suas cores porque o tom nunca será o mesmo. É preciso não ter medo do novo e ter coragem de se entregar à desorientação, taquicardia, palpitação.

Para ser livre é preciso ousar, contrariar tudo aquilo que parece natural porque sempre existiu. Ousadia implica coragem, desprendimento, aceitar os desafios, os enigmas. Esta é a chave para decifrar alguns enigmas através dos quais o amor se manifesta, "aceitar o enigma sem o deslindar é aprender a viver; é amadurecer: exige trabalho interior penoso, grandeza, equilíbrio e autoconhecimento" (Artur da Távola).

Para ser livre é preciso querer ser livre. É preciso deixar de ficar observando a vida passar ao lado como um rio de águas límpidas. É preciso ser como um rio, que segue e é cristalino porque sempre teve a coragem de ser rio e fluir, seguir, sem dor, sem peso, simplesmente ir...livre, ao encontro do maravilhoso.

Para ser livre é preciso "coragem de rio", coragem de seguir, leve, límpido, cristalino. Coragem de ser rio que quando diante de um obstáculo busca caminhos, busca felicidade. Os rios sabem realmente o que é amar, sabem se entregar e deixar correr ao sabor da correnteza.

Só é livre quem é capaz da independência e aceita as dependência da vida, principalmente as do amor. E assim, torna-se verdadeiramente livre e FELIZ!!!

3 comentários:

  1. Ser livre para mim é poder expressar o amor que sinto por você, por ele, por ela... acho que a maneira mais livre de se viver é no AMOR, quando se consegue claro e acho que é isso que procuro, ser LIVRE, quando se é livre no AMOR não temos mais rédeas...não temos mais limites...

    ResponderExcluir
  2. Ameei essa, estou adorando o seu blog !
    Parabeêns :D

    ResponderExcluir