sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sobre plágios (Marla Queiroz)


Imagem by Pereira Lopes

Um texto do Blog de Marla Queiroz sobre o plágio. Acredito que tenha tudo a ver com o texto de ontem e como diz alguém que adoro, mas que detesto a expressão, " na sequência" . Explicando: " te ligo na sequência" (rsrs)

"Quando alguém se apropria de um texto sem dar os créditos ao autor, essa pessoa se apropria de um momento, de uma história que a inspirou, da oscilação dos sentimentos, de trocas íntimas.Ela se apropria de uma transa, de um abraço, de uma vitória, de uma dor, de uma cura e de horas que foram dedicadas à elaboração daquilo. Ela se apropria de uma lembrança, de uma saudade, de uma angústia, de uma solidão, de um talento. Ela se apropria de algo que pode exemplificar exatamente o que ela queria dizer, mas que teria dito de outra forma.Ela não escreve uma história, ela escreve uma farsa.

Por mais que um texto meu pareça fluido ou que eu tenha “facilidade” em escrever, este é um ato solitário e de muita entrega. As palavras são temperamentais e, muitas vezes, arredias. Seduzi-las será sempre um desafio. Compartilhar um texto é um ato de generosidade, porque se compartilha, antes de tudo, uma nudez. E é essa honestidade que tantas vezes desanuvia o coração de alguém que descobriu que não está passando pela mesma situação sozinho. Compartilhar é uma forma de dar calor, de segurar a mão, de fazer um afago, de pedir colo. Por mais simples que seja um texto, ele sempre é fruto de muita leitura, estudo, autoconhecimento, conversa, observação e trabalho. Por isso, o autor merece respeito e consideração. Talvez algumas pessoas não saibam, mas textos são como filhos que a gente solta no mundo, mas todos eles têm uma certidão de nascimento, uma identidade, uma digital.E serão reconhecidos mesmo que desfigurados, porque têm DNA.

Marla de Queiroz

P.S.: Esse texto foi escrito porque uma menina, já acusada de plágio por outra blogueira, faz um mosaico dos meus textos e os assina, sem me dar crédito ou dizer que é uma adaptação, só publica comentários aprovados por ela e, os elogios que recebe, por algo que não é dela, agradece: ao menos é educada! rsrsrsrsr. Enfim, eis aqui a inspiração do texto:

http://quasetudoquasenadaa.blogspot.com/

(Tenham muito cuidado com isso. É desanimador para um escritor ter seu trabalho roubado. Mas uma honra tê-lo divulgado em blogs e e-mails e orkuts com seus devidos créditos. É por isso que não protejo os meus textos: para que possam copiá-los na íntegra.)

P.S.: Aproveito pra dizer que vou viajar por uns dias e espero voltar com tantas novidades e textos leves e líricos. E que peguei mais exemplares do meu livro, mas não estou conseguindo responder com imediatismo a todos os e-mails. Obrigada por tanto!"

Para ler mais textos de Marla Queiroz, http://doidademarluquices.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Giuliana, estou usando a última frase do post A inveja no orkut, coloquei tbm o link do seu blog, não sabia seu sobrenome, mas o mínimo que posso fazer por vc, por mim e pelo mundo e compartilhar esse tesouro. Obrigada pela clareza das palavras, realmente tudo parece muito fácil quando está na mente, mas externar é que é o problema. Colocar idéias no papel da forma objetiva como você fez requer muita dedicação, muito suor e uma certa dose de talento, o que vc tem de sobra. Te achei no blog da Lena, e não te largo mais...Vou te visitar sempre. Mais uma vez obrigada por não esconder essas riquezas e principalmente por mostrar que não esta no mundo a passeio. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Giuliana, plágios, invejas, tudo isso faz parte do lado trágico do ser humano. Pessoas do bem, como Marla, você e eu (me incluo pq escrevo sem fazer plágio, também porque escrevo mal, ninguém me plagia...rs) somos o lado cômico do humano, no bom sentido obviamente. Somos pessoas que acreditam que um dia isso possa ser mudado com a educação e com a denuncia dessas coisas. Mas não... a mocinha plagiadora fechou o blg e abrirá outro. É uma pena.
    Mas a gente segue firme e chega a rir disso tudo, até porque é ridículo ver tais coisas não é mesmo?

    Gostei do seu blog.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu indico o blog da Jakutinga e digo mais, quando eu crescer quero ser igual a ela!

    Fica a dica!*

    ResponderExcluir