terça-feira, 11 de maio de 2010

As MÁSCARAS sempre caem (graças à Deus)


Imagem by Leandro


"A alegria vem quando as pessoas bebem de suas próprias fontes frescas a verdade que mora nelas. Essa verdade, o segredo da vida, é uma enorme e obstinada mansidão, que não recua nunca, e corre sempre, irresistível, sem revidar, como o rio..."
(Rubem Alves)

Outro dia, conversando com alguns amigos sobre temas para festa de aniversário, surgiu o assunto MÁSCARAS e consequentemente o bordão: "as MÁSCARAS sempre caem".

Faz tempo que penso nisso.

Faço agora uma reflexão, quase um desabafo, porque as minhas reflexões são, na maioria das vezes quando escrevo, porque ao escrever, vou tentando entender ou pelo menos colocar para fora meus sentimentos, e dessa maneira fechar minha gestalt sobre determinado assunto, sentimento.

Fiquei me perguntando "por que" as pessoas usam MÁSCARAS, por que se escondem, por que não se mostram como realmente são?

A palavra pessoa tem origem no latim, persona, que significa MÁSCARA, que os atores usavam no teatro. Será por influência etimológica, que muitas pessoas passam a ser atores no palco da vida, sempre representando "papéis", usando MÁSCARAS?

No palco da vida o papel da HIPOCRISIA, que em grego significa "representar um papel", é sem dúvida o mais canastrão de todos, porque o HIPÓCRITA é aquele que usa MÁSCARAS com o único propósito de enganar, mostrar um rosto que não é o seu. E essa pessoa na verdade é digna de pena porque quando tira a MÁSCARA da HIPOCRISIA, se depara com seu rosto verdadeiro, com seu interior, com a sua essência, que não é bela.

Ah! Se pudessemos ver por detrás destas MÁSCARAS no instante que determinada pessoa entra na nossa vida, tantas decepções seriam poupadas, tantas feridas não seriam abertas, tantas tristezas poderiam ser evitadas.

Mas triste mesmo e cruel é a vida de uma pessoa que vive de MÁSCARA, até para si própria, porque ao se despir da MÁSCARA, do seu papel de HIPÓCRITA, depara-se com a sua realidade e por isso passa a vida a fugir de si, sem coragem para ser uma pessoa melhor. Ainda bem que as MÁSCARAS um dia caem, para os expectadores, ainda que o HIPÓCRITA continue mascarado para si mesmo.

Bom mesmo é poder viver de cara limpa e algumas vezes poder dizer: "Ei, você deixou cair algo no chão" (rsrs).

3 comentários:

  1. Jaku chego a conclusão que pelo menos por um tempo todos usamos máscaras, alguns a usam e não fazem disso um uso malígno, outros mais maldosos já a usam em benefício próprio, para tirar proveito de alguma coisa ou de alguém.
    Quem usa máscaras ao meu ver são as pessoas que não tem personalidade e com isso se CAGAM DE MEDO de dar a cara a tapa, e aí com suas várias máscaras vão agradando aqui, alí e acolá, mas uma hora não tem jeito, elas caem mesmo.
    Os que não a usam podem não agradar a todos mas são autênticos e acabam atraindo para si TODOS por isso, por sua autenticidade, sua sinceridade, sua verdadeira cara! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Estava editando o texto da ferrari qdo vc comentou, mudou o link do post e o recadinho se perdeu... =// Beijinhos, linda!

    ResponderExcluir
  3. Estava passando pelo blog da Elenita e me deparei com o seu comentário. Não resisti e vim aqui para dar uma espiadinha. Pra falar a verdade, achei o seu blog super interessante. Sempre que der vou dar uma passadinha por aqui. Parabéns! Continue assim. Abraços.

    ResponderExcluir