segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ser ou não ser...


Imagem by X.Maya

Definitivamente Shakespeare era geminiano. Por que geminianos são assim? Por que querem entender o mundo, as pessoas, os sentimentos? Por que não entender que o abstrato é abstrato e que o que é passível de entendimento habita o mundo do concreto? Por que? Por quê? Por quês? Por que não aceitar que o melhor é se deixar levar pelo sabor dos ventos, pela brisa, pelas ondas, fruir, navegar, voar, viver?

Muitos dos meus queridos leitores devem estar se perguntando por que (rsrs) eu escrevo sempre sobre amplitudes, clarões, imensidões, voos, infinitos, levantar âncoras, e de repente, escrevo algo que me mostra tão ancorada, tão fixada, tão presa, tão racional? Seria uma tentativa de pouso? Busca de sanidade? Quem sabe? Quem poderá saber? Eu sei e vou contar...

Pode até ser que você que está lendo esse texto pense que esse lance de signo é "perfumaria", sem importância, sem lógica, sem sentido, sem nexo, sem axiomas. Mas aí eu pergunto: o que é ter sentido? O que é ter nexo? Como meu professor de filosofia da ciência perguntava: "o que é a verdade"? Este é o ponto central para explicar uma pessoa regida pelo signo de gêmeos: EU!

Se você acredita, assim como eu, na influência da posição dos astros na data do seu nascimento, prossiga, caso contrário, pare por aqui. A não ser que a curiosidade fale mais alto, então aperte os cintos porque vamos filosofar, de um jeito geminiano de "ser ou não ser", mesmo que talvez não seja possível uma conclusão, mas quem sabe, terá dado algumas gargalhadas. E essa é a idéia, porque sou uma geminiana autêntica, adoro alegria, sorrisos, risos, risadas, felicidade.

Isso não significa que não saio de casa sem ler o que os astros reservam para o meu dia ou que justifico todas as minhas loucuras, dúvidas e obsessões com um "sou geminiana, pronto e daí?", mesmo porque a dialética é uma das características do meu signo, processo, movimento, nada é tautológico. Só precisamos para ser feliz, entender o lado concreto depois do abstrato, aquele lance da essência e da aparência, inclusive desconfio que, além de Shakespeare, Marx deve ter sido geminiano, será? (Putz...!!!)

Somos um dos signos mais "malhados" do zodíaco, mas com certeza posso afirmar, não somos monótonos. Como toda geminiana sou inquieta, curiosa, misteriosa, tagarela, imprevisível, atrapalhada, estabanada (sabe aquele jeitinho elefantinho?), piriri, pororó. Meu humor oscila tanto que muitas vezes nem eu sei em qual "vibe" está (rsrs), e a inconstância, é algo que me perturba, pois quando penso que estou amando o pôr-do-sol, já me apaixonei perdidamente pela lua cheia no horizonte.

E no amor? Concordo com a Giovanna I. que tem um blog chamado "Devaneios de uma Geminiana" (http://cronistadegaveta.blogspot.com/), que só amamos, quando de fato, amamos: "Complicado definir esse momento, mas a gente sabe (a gente sempre sabe!). Amamos à nossa maneira. Uma maneira geminiana de ser, mas que só aprendemos quando acontece realmente. Só quando sentimos na pele e nos surpreendemos por sentir falta a cada despedida; por ser inconstante ainda, mas nas coisas do dia-a-dia, e não no amor; por mudar de humor com frequência e achar graça disso e, ainda assim, não mudar com o parceiro; por não enjoar de mimos, declarações e agrados e o pior, achar lindo e ainda retribuir com vontade, naturalidade, sentimento... E não só por obrigação ou educação, como costumamos fazer quando não aguentamos mais e não temos coragem para dizer isso."

Ser geminiana é assim, um jeito delicioso de ser e não ser. Na verdade, muitas vezes dói porque são tantos "canos", tantas dúvidas, tantos "por que", quando na verdade o melhor seria não querer entender tudo, porque é impossível, mas será que alguém poderia enfiar isso na minha cabeça geminiana? Ah! Esqueci de dizer, quem sabe nós sejamos as mais teimosas do zodíaco, mas não custa tentar porque quando conquistar uma geminiana, será o mais feliz de todos os homens porque saberá o que existe na essência além da aparência.


PS.: Alguém contou quantos POR QUE e PORQUE's no texto? (rsrs)

2 comentários:

  1. Perfeito!
    Palavra de geminiana!

    belíssimo texto...bárbaro!

    que bom estar viva e ser geminiana para poder lê-lo!!!

    Beijos, Giu

    Giselle Zamboni

    ResponderExcluir
  2. Como boa geminiana também estou sempre fazendo perguntas. Acho que é porque a nossa (geminiana) essência é SER e NÃO SER, nunca SER MAIS OU MENOS. Beijo. Bi@

    ResponderExcluir