quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sábio índio



Imagem by Nei Lima


Uma noite, um velho índio Cherokee contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.

Ele disse: “A batalha é entre dois 'lobos' que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom. É alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé”.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: “Qual lobo vence?”

O velho Cherokee respondeu: “... Aquele que você alimenta...”


Qual o lobo que você alimenta?

Essa deve ser uma reflexão diária, pode ser no café da manhã, ao longo do dia ou quando você deita a cabeça no travesseiro, momento de tranquilidade ou de perturbação, de acordo com o que foi vivido no dia, porque neste momento é que nos deparamos com algo que mesmo que a gente queira não tem como fugir, a nossa CONSCIÊNCIA.

Posso enganar uma multidão, trapacear, usar máscaras, trocá-las ao longo do dia de acordo com meus interesses, mas enganar a si próprio é impossível.

Felizes daqueles que podem olhar-se no espelho da sua alma e sorrir...

Um comentário:

  1. Uma feliz coincidência! Também publiquei um texto (Lobos e Avessos)falando dessa luta incessante e dos lobos que nos afligem.
    Comecei a concluir assim: Uma vez refeito, depois de tantas desacomodações, aquieto-me num novo aprendizado: a compreensão das minhas imperfeições. Desta feita, porém, sei que o outro lobo não morreu, apenas se afastou e escondido permanecerá. Com certeza, na ânsia de se fazer vivo, ele tentará se alimentar das migalhas que eu oferecer em cada ato, em cada gesto, em cada atitude... em cada escolha!
    E é por aí que a vida pressegue...

    ResponderExcluir