terça-feira, 4 de maio de 2010

Sobre plágios II


Imagem by Soraia Cardoso

No dia 16.04.2010, publiquei o texto SOBRE PLÁGIOS, de autoria de Marla Queiroz, que recomendo porque ela é maravilhosa e seus textos preciosos, seu link está na MINHA LISTA DE BLOGS, transFLORmar-la.

Fui solidária com a Marla e fiquei imaginando como seria caso acontecesse comigo. Ontem descobri a sensação, recebi de um amigo o link de um blog, quando acessei o "tal" blog, fui lendo, lendo, lendo, quando de repente deparo-me com três textos meus. O que senti? Parece que levei um tapa na cara. Dentro deste blog tem um outro link, quando acessei levei um soco na boca do estômago porque mais textos meus.

Como a Marla lindamente colocou no seu texto: "quando alguém se apropria de um texto sem dar os créditos ao autor, essa pessoa se apropria de um momento, de uma história que a inspirou, da oscilação dos sentimentos (...) de uma vitória, de uma dor, de uma cura e de horas que foram dedicadas à elaboração daquilo. Ela se apropria de uma lembrança, de uma saudade, de uma angústia, de uma solidão, de um talento. Ela se apropria de algo que pode exemplificar exatamente o que ela queria dizer, mas que teria dito de outra forma.Ela não escreve uma história, ela escreve uma farsa (...) Por mais simples que seja um texto, ele sempre é fruto de muita leitura, estudo, autoconhecimento, conversa, observação e trabalho. Por isso, o autor merece respeito e consideração. Talvez algumas pessoas não saibam, mas textos são como filhos que a gente solta no mundo, mas todos eles têm uma certidão de nascimento, uma identidade, uma digital.E serão reconhecidos mesmo que desfigurados, porque têm DNA.".

Enviei um e-mail ontem para a pessoa, pedindo gentilmente que colocasse os créditos nos textos. Hoje recebi a resposta, meus textos foram retirados com exceção de um, TE DEVORO. Peço gentilmente, que se não quiser citar a fonte, que retire este também.

Não vou parar de escrever e de divulgar na Internet os meus textos, porque estaria privando vocês, meus leitores e seguidores, amigos queridos que conquistei e que me conquistaram também com os comentários carinhosos, de compartilhar os meus devaneios, momentos de inspiração, enfim da minha vida, meu DNA.

Aproveito este momento para AGRADECER de todo coração a vocês que acompanham o blog e dizer que ADORO os comentários que vocês fazem.

"É certo que os pensamentos, por vezes, surgem rapidamente, como num relâmpago. Mas a gravidez foi longa. Há frases que resumem uma vida. Por isso é preciso ler vagarosamente, prestando atenção nas ideias que se escondem nos silêncios que há entre as palavras. Eu gostaria que me lessem assim. Quer eu escreva como um poeta, no esforço para mostrar a beleza, ou como palhaço, no esforço para mostrar o ridículo, é sempre a minha carne que se encontra nas minhas palavras".
(Rubem Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário